sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dia movimentado no aeroporto de Jacarepaguá: Dois incidêntes aeronáuticos.











01 - Incidente/acidente com a aeronave matrícula PT-LCC, tipo padronizado C-500, operador: DECTA Engenharia, durante pouso final às 10h53 (local) na RWY 02/20 de SBJR, após voo de cheque ANAC.

A aeronave, segundo relato dos Comandantes Ricardo Moraes Ramos - Cód. ANAC 869904 e Ulisses - Cód. ANAC 285874 ao retornar do voo de cheque, efetuava pouso final na pista 02 deste Aeroporto, estando aparentemente configurada para pouso, com flaps em 40%. O modelo, C-500, não possui reverso de turbinas e ao aplicar os freios, estes não ofereceram resposta. Foi aplicado o freio de emergência, contudo não houve êxito na frenagem e foi decidido pela tentativa de um cavalo de pau no final da RWY 02/20, Cabeceira 20, porém a mesma veio a sair da pista, sobre o terreno muito macio não permitindo nenhuma manobra. Em sua trajetória, a aeronave adentrou parcialmente na vegetação localizada no final da pista, parando a cerca de 150 metros de distância e a cerca de 50 metros à direita da mesma. Os 04 ocupantes da aeronave saíram ilesos e a aeronave não aparenta estar seriamente danificada; entretanto, por se encontrar em terreno encharcado, carece de avaliação depois de retirada do local. Todas as informações fornecidas pelos comandantes foram atestadas pelo checador da ANAC, Sr. Maurício Teixeira Leite que se encontrava a bordo durante o incidente/acidente.

Às 10h58 (local) foi realizado o acionamento do SERIPA três, que informou estar encaminhando equipe daquele Serviço para a realização da investigação do acidente e assim, liberar a retirada da aeronave do local.

Foram realizados todos os acionamentos previstos para o nível do acidente/incidente.

Às 11h53 (local), a RWY 02/20 foi liberada para operação de aeronaves de asa fixa, após verificação das condições de segurança.

Por volta das 13h30 (local) chegada ao local da equipe do SERIPA-3, comandada pelo Cel. W. Almeida / ANAC, dando início à coleta de dados.


Por volta das 16h30, o Cel W. Almeida, após atuar no outro incidente / acidente aeronáutico com a ANV PT-ZHS (RV-10), encerrou seus trabalhos e liberou para remoção a ANV PT-LCC (C-500), sendo a mesma iniciada logo em seguida com o apoio obtido pelo próprio Cmte.


A ANV foi removida e estacionada no Acesso três, diante do Hangar do JATO, por volta das 20h48 (local).


2 - Incidente com a aeronave experimental matrícula PT-ZHS, tipo RV-10, procedente de SBMT com destino ao SBJR, operador: Terra Ambiental Incorporadora Ltda, durante pouso final às 18h46min UTC na RWY 20 de SBJR.

A aeronave, segundo relato do Comandante Veloso - Cod. ANAC 686238, ao efetuar o pouso na pista 20 Jacarepaguá e aplicar os freios, estes não ofereceram resposta e por isso ultrapassou a área de pouso em cerca de 80 m no sentido do pouso da RWY 20. Só havia uma pessoa a bordo, o próprio comandante da aeronave que saiu ileso. A aeronave não aparentou estar danificada.

Às 18h55min UTC foi realizado o acionamento do SERIPA três, que ainda se encontrava no SBJR realizando investigação do acidente de outra aeronave. O Cel. Av. W. De Almeida compareceu rapidamente ao local e constatou que houve perda do fluído hidráulico no sistema de freios da aeronave. Ele tirou algumas fotografias, autorizou a retirada da aeronave com a consequente liberação das operações na pista de pouso e decolagem do SBJR.

Foram realizados todos os acionamentos previstos para o caso de acidente/incidente.
A pista foi liberada para operação de aeronaves de asas fixas às 19h15min UTC depois de verificada junto a Gerência de Operações Aeroportuárias do SBJR.

Nenhum comentário: