terça-feira, 21 de setembro de 2010

DECEA e órgão da Comissão Europeia firmam parceria estratégica





Uma visita do DECEA a órgãos gestores do gerenciamento do tráfego aéreo europeu, na semana passada, consolidou um importante canal de cooperação estratégica para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Composta pelo Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro-do-Ar Rafael Rodrigues Filho, e pelo Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro-do-Ar Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, a delegação do Departamento esteve em Bruxelas, capital da Bélgica, de 23 a 25 de agosto, a convite do SESAR Joint Undertaken (SJU).

O órgão, fundado pela Comissão Européia (EC) e pelo Eurocontrol, é o braço da EC responsável pelos projetos de modernização e pelas ações de unificação do gerenciamento do tráfego aéreo europeu como, por exemplo, o chamado projeto Single European Sky.

Durante a estada na Bélgica, a delegação do DECEA também visitou a Comissão Européia e a sede do Eurocontrol, quando os Brigadeiros foram recebidos pelo Diretor-Geral da instituição, David McMilan.

O convite do SJU feito à organização brasileira é resultado do encontro realizado entre o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, o Diretor de Transporte Aéreo da Comunidade Européia, Daniel Calleja, e o Diretor Executivo do SJU, Patrick Ky, em maio deste ano, no Brasil. Na ocasião, o Brigadeiro e os demais diretores já afirmavam o interesse do estabelecimento de um grupo de trabalho para analisar concretamente os campos de interesses mútuos das organizações.

Durante a visita, as autoridades do DECEA e do SJU tiveram a oportunidade de trocar informações relativas a seus planejamentos e programas de gerenciamento de tráfego aéreo, além do estabelecimento de um “modus operandi” da parceria “DECEA-SESAR Joint Undertaken”.

Desse modo, assuntos relativos a projetos como o OPTIMI (Oceanic Positioning Tracking) – que atua na monitoração do posicionamento de aeronaves em voos sobre o oceano – e o AIRE (Atlantic Interoperability Initiative to Reduce Emissions) – cujo trabalho se assenta na redução de emissões de combustível – serão aprofundados por instâncias operacionais de ambos os órgãos. Enquanto isso, outra reunião entre os parceiros já está marcada para junho do ano que vem, no Brasil.

A iniciativa sela o início de um trabalho conjunto em que questões relacionadas à redução do impacto ambiental das aeronaves, ao aprimoramento da performance dos voos, à melhoria da segurança operacional e à otimização das rotas sobre o Oceano Atlântico ganham destaque. Uma parceria que intercambia programas e estratégias em nome de um transporte aéreo permanentemente eficaz, seguro e afinado às necessidades ambientais.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA (ASCOM/DECEA)
Texto: Daniel Marinho - danieldhm@decea.gov.br
Crédito da imagem: Instituto de Cooperação Brasil-Europa

Nenhum comentário: