terça-feira, 21 de setembro de 2010

Paraíba pode pleitear novo aeroporto




A Paraíba, que já bateu este mês recorde na geração de empregos e de fluxo de passageiros no aeroporto Castro Pinto, deverá superar a meta de 1 milhão de passageiros até o final de 2010, o que permitirá pleitear um novo aeroporto com estrutura moderna e fingers para os passageiros. Além disso, a Paraíba antes da Bahia e do Ceará, já colocou em operação linhas de aviação regional e vai levar vôos regulares até o Aeroporto Regional de Cajazeiras.

Segundo o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Tavares, “a Paraíba dá sinais de forte aceleração na economia e diversos indicadores atestam essa tendência”. “Os últimos dados divulgados da economia brasileira mostram que a Paraíba vive um grande momento. No que diz respeito à geração de emprego, a Paraíba superou todos os estados do Brasil, com crescimento acima de média e destaque para construção civil e serviços.”

Ele analisa que diversos fatores contribuíram para esse crescimento. “Além de o setor habitacional estar aquecido, o setor público tem gerado milhares de empregos em virtude de grandes projetos que estão em andamento, como a construção do Centro de Convenções em João Pessoa, diversas estradas sendo recuperadas, pavimentadas e duplicadas, além de mais de 20 hospitais em obras e duas adutoras.”

Em 2008, o aeroporto Castro Pinto recebeu apenas 448 mil passageiros, ficando na última posição entre as capitais nordestinas, perdendo para Teresina no Piauí. Em 2009, chegamos a 598 mil passageiros e passamos Teresina, com um crescimento de cerca de 35% em apenas um ano. Em 2010, até agosto, já estamos com mais de 600 mil passageiros, à frente de Teresina e Aracaju, com crescimento acima da média na região e previsão de bater a marca de 1 milhão de passageiros em novembro.

A Paraíba apresenta um crescimento exponencial no setor do turismo, e todos os indicadores apontam para a manutenção desses índices. Além disso, o Governo do Estado está investindo no Polo Turístico Cabo Branco, que será o primeiro ecoturístico no país. O turismo de eventos deverá ter um grande ganho com o Centro de Convenções de João Pessoa, que será o mais moderno do Nordeste, com capacidade para eventos simultâneos nacionais e internacionais.

O Centro de Convenções, que terá a primeira etapa inaugurada este ano, permitirá dobrar o número de leitos existentes no estado, além de acabar com a sazonalidade. Outra boa nova são os investimentos no turismo religioso e rural, explorando os potenciais existentes em diversas regiões do estado.

Diego Tavares ainda ressaltou que o Governo está investindo na revitalização de sua rede de hotéis temáticos no interior do estado, que com o incremento da aviação regional permitirá que o turista se desloque para o interior com velocidade e conforto. Já está em operação à empresa Noar Linhas Aéreas e a Azul Linhas Aéreas manifestou interesse em operar na Paraíba.

Nenhum comentário: