sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Infraero apresenta planejamento para ampliação dos Aeroportos na CNI



A Infraero participou nesta terça-feira (17/8) de uma reunião do Comitê de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (Coinfra/CNI). O diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Infraero, Jaime Parreira, reforçou o compromisso da empresa em investir nos aeroportos visando à atender a demanda projetada até 2014, incluindo a que surgirá em função da Copa do Mundo.

Representantes de federações das indústrias nos Estados e sindicatos ligados ao setor participaram da apresentação do diretor, que compareceu ao evento representando o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza. Parreira detalhou os R$ 5,15 bilhões que serão investidos pela empresa em 13 aeroportos relacionados às 12 cidades-sede da Copa do Mundo, além dos Terminais de Passageiros de outras cidades, como Goiânia e Vitória.

Entre os principais destaques do planejamento, Parreira citou o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão, que receberá R$ 687,3 milhões entre 2011 e 2014. “O Galeão está realizando a recuperação e modernização de sua infraestrutura e em breve terá capacidade para receber 25 milhões de passageiros por ano”, destacou o diretor. Ele disse ainda que vários aeroportos da Rede Infraero podem ter sua capacidade de movimentação ampliada, desde que os voos autorizados pelos órgãos competentes sejam realizados em horários de menor volume operacional.

Outro ponto detalhado na apresentação foi a instalação dos Módulos Operacionais em alguns aeroportos, como os de Brasília, Guarulhos e Viracopos, que receberão essa estrutura para atender a demanda de passageiros enquanto as obras definitivas estiverem em execução. “Essa é uma solução de engenharia de baixo custo e que já foi adotada em vários aeroportos do mundo”, explicou Jaime.

A posição da Infraero de apresentar os investimentos foi elogiada pelo presidente da Coinfra, José de Freitas Mascarenhas. “É bom ouvir que a Infraero está empenhada em conduzir esses projetos, afinal, os aeroportos são itens de infraestrutura que são a porta de entrada do País”, disse.

Parceria com o Exército Brasileiro
A construção da pista de pouso e do pátio de aeronaves do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) também foi citada pelo diretor como um bom exemplo da parceria entre a Infraero e o Exército Brasileiro na execução de obras nos aeroportos, que inclui ainda a obra do sistema de Pistas e Pátio do Aeroporto de Guarulhos, entre outros serviços.

De acordo com o diretor de Engenharia e Meio Ambiente, os trabalhos em conjunto com o Exército têm o objetivo de agilizar a execução das obras nos aeroportos. “O arranque inicial será feito pelo Exército, que tem executado serviços importantes para nossa infraestrutura”, avaliou Jaime.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br


Nenhum comentário: